FÉRIAS NO ARAGUAIA
Parque Estadual da Serra Azul
Parque Estadual da Serra Azul
localiza-se no extremo sudeste do Mato Grosso, no município de Barra do Garças, onde o Rio Garças desemboca no sinuoso Araguaia. O Parque foi criado de conformidade com a Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, por iniciativa popular, como uma das 46 unidades de conservação do Estado.
O parque encontra-se a 4 Km do centro da cidade e sua área é de 11.000 ha. Os Índios Bororós utilizavam este local com a finalidade de sua subsistência e o denominavam Kieguereiral que significa “morro lugar dos pássaros” devido a grande diversidade de aves que ali habitam, aliás até os dias de hoje. Além da fauna e flora, existem cachoeiras, trilhas, cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos. Ainda dentro do parque encontra-se o Discoporto e o Mirante do Cristo. Dessa forma, um lugar especial para ser visitado.
A fauna do Parque Estadual da Serra Azul é típica do Brasil central: capivara, anta, tamanduá-bandeira, lobo-guará, cachorro-do-mato-vinagre, tatu, diversas espécies de macacos, aves morcegos, etc. Nas áreas de cerrado, há veados-campeiros, emas e seriemas. A UC também abriga populações de onças-pintadas e onças-pardas. Há algumas espécies endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada Astyanax xavante, incluindo répteis e peixes.
Principalmente a região, conta com uma alta variedade de biodiversidade predominando o cerrado e suas variantes, como o cerradão e os campos cerrados naturais. Há a ocorrência de outras fitofisionomias, também, com destaque para as matas altas inundáveis, as matas ciliares, campos de murunduns.
A cachoeira do Pé da Serra tem 12 metros de altura e um poço de até 2,5 metros de profundidade.
O parque da Serra Azul de fato é um dos mais bonitos do Araguaia e tem 14 cachoeiras desde o morro das antenas até o córrego Lajedo onde várias pessoas tomam banho, enfim, fazem churrasco e reuniões familiares tudo com muita alegria e descontração.
Vista aérea de Barra do Garças. Créditos: José Medeiros
O Parque Estadual da Serra Azul – PESA pode ser visitado durante o ano inteiro. A entrada é franca.
SEXTA FEIRA SANTA
Fiéis de toda a região do Araguaia realizam na sexta-feira Santa a subida dos 1.204 degraus da escadaria da fé até o mirante do Cristo Redentor no Parque Estadual da Serra Azul (Pesa) em Barra do Garças, para realizar orações, e do mesmo modo fazer pedidos de curas, milagres e pagar promessas, com a finalidade de cumprir com esta tradição do município com mais de 50 anos.
Caverna dos Pezinhos, com marcas nas paredes e no teto
Discoporto
Barra do Garças tem um local especial para pousos e decolagens de discos voadores. A ideia foi de um vereador da cidade, Valdon Varjão, que em 1995, conseguiu aprovar um projeto de lei na Câmara de Barra do Garças para a instalação de uma pista ao propósito de aterrissagem de discos voadores em uma área de cinco hectares na região do Parque Estadual da Serra Azul.
Nesse sentido 0 projeto do vereador foi motivado por causa de diversos relatos de avistamentos de luzes e aparições de objetos não identificados no céu da região. A área do discoporto fica nas proximidades da estátua do Cristo Redentor, assim, outro ponto turístico da cidade. Por analogia o local é sinalizado com bonecos de extraterrestres verdes, com o intuito de recepcionam os terráqueos que por lá chegam. Há ainda um disco voador, com a finalidade de servir de brinquedo para crianças que visitam a área.
Acreditando ou não nos relatos e histórias que pairam em Barra do Garças sobre alienígenas, o fato é que o estacionamento de naves intergalácticas, assim como o dia Dia do ET, criado em 2015, ajuda a movimentar o turismo na cidade. Em Barra do Garças, o turismo ufológico (segmento voltado para viagens à lugares famosos por aparições de OVNIs) é muito popular. A cidade, inclusive, já recebeu algumas edições de um congresso de ufologia realizado em parceria com uma das principais instituições do assunto no país, com participação de especialistas que buscam respostas para os fenômenos.
lOCALIZAÇÃO DO pARQUE eSTADUAL DA sERRA aZUL
Parque Estadual da Serra Azul

0 comentários